{source}{/source} Pastoral da Criança - Gestação e seu papel nos primeiros 1000 dias de vida

 

logo toda gestação dura 1000 dias

Tema: Gestante

1491_gestacao_e_1000_dias

Foto: IBFAN Brasil

Antigamente, acreditava-se que as doenças crônicas (tais como: obesidade, hipertensão, diabetes, infartes e derrames) começavam apenas na fase adulta. Mas, estudos comprovam que eles podem ter início ainda no útero, quando o bebê está se desenvolvendo no ventre materno. As pesquisas apontam que os cuidados durante os primeiros 1000 dias de vida do bebê, sobretudo no que diz respeito à nutrição, são essenciais para o bom desenvolvimento do indivíduo ao longo de toda a vida. Para falar sobre o assunto, convidamos Dr. Nelson Arns Neumann, Coordenador Internacional da Pastoral da Criança.

O que são e qual a importância dos primeiros 1000 Dias?

Mil dias é um número interessante, pois se você somar os dias de gestação, do primeiro e do segundo ano de vida, o resultado é exatamente mil dias. E se percebeu que essa fase é importantíssima não só para a criança ter saúde agora, mas para ter saúde para o resto da vida. Além disso, ela também forma o jeito de ser da criança: a parte psicológica, a neurológica e a de capacidade também, então é um período muito importante para a criança não só para a sobrevivência imediata, mas para toda a vida.

Quais são os cuidados essenciais durante esses mil dias? 

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1491 - Gestação e seu papel nos primeiros 1000 dias de vida - 20/04/2020


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

      

A primeira questão é: a gestante estar bem e, para que ela saiba que está bem, é necessário a realização de um bom pré-natal, se alimentar muito bem, evitar álcool, drogas, e tudo que possa fazer mal para o bebê. Ela também precisa ganhar peso. Pesquisas mais recentes feitas pelas melhores universidades do mundo, em conjunto, apontaram que uma gestante saudável ganha 13,7kg na gestação. Muitos médicos, um pouco desatualizados, acham que a gestante ganhar 9kg está bom, às vezes, até menos. Isto é muito importante, pois se a gestante passa fome na gestação, esta fome muda o jeito de ser desta criança e ela pode ter consequências para o resto da vida.

O que acontece quando o bebê chora e não é atendido?

A criança, assim como qualquer adulto, vai passar por momentos de stress na vida. Para a criança pequena, por exemplo, um stress muito comum é quando ela tem cólica, então ela fica desesperada, chora, não sabe da onde vem essa dor, o coração dela fica super acelerado, batendo muito rápido, até o momento que a mãe ou o pai a pega no colo ou que ela sente que não está sozinha. Quando ela sente esse carinho, ela se acalma, o coração se acalma, a dor continua, mas ela começa a separar o que é o stress abandonada e o stress acompanhada. Se a criança fica abandonada e tem muitas dificuldades, o stress que ela vai passar para aprender a lidar com a vida se tornará tóxico, quer dizer que a criança fica sempre em situação de defesa e quando se tornar adolescente ou adulto tem uma grande chance de ser o que a gente chama de "pavio curto", aquele que com qualquer situação que acontece "explode". Os outros que tem essa proximidade e acompanhamento aprendem a lidar com o stress e vão enfrentar a vida de uma maneira muito mais fácil.

veroni medeiros

Dr. Nelson Arns Neumann
Coordenador Internacional e Coordenador Nacional Adjunto da Pastoral da Criança.

O que pode ser considerado pais competentes?

Eu diria que todos os pais e mães são competentes para lidar com seu próprio filho. Para ser competente, conhecer o seu filho é o principal. E para conseguir lidar melhor com a situação você pode, por exemplo, ouvir nosso programa de rádio, acessar o site da Pastoral da Criança, baixar o aplicativo da Pastoral da Criança e entender um pouquinho melhor sobre o desenvolvimento infantil. No entanto, eu diria que, antes de pais competentes, nós precisamos ter uma comunidade competente, porque nenhum pai ou mãe sozinho vai conseguir suprir o que a criança precisa.

Leia a entrevista na íntegra: 1491 - Gestação e seu papel nos primeiros 1000 dias de vida (.PDF)

 

 

 

Dra. Zilda

"Estava refletindo sobre o que seria uma comunidade feliz e cheguei à conclusão que seria aquela em que todos fossem saudáveis e bem educados desde pequenos, verdadeiros cidadãos, onde fosse natural para todos cumprir as obrigações e ter seus direitos garantidos”.

Papa Francisco

“Nunca resolveremos os problemas do mundo sem uma solução dos problemas dos pobres.”