{source}{/source} Pastoral da Criança - Campanha da Fraternidade 2019: a importância das Políticas Públicas

1431 politicas publicas entrevista

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

Falar de Políticas Públicas não é só falar de “política” ou de “eleições”, e sim sobre um conjunto de ações que são direitos dos cidadãos e devem ser garantidos pelo poder público. Isso é garantir o bem comum para todos! Durante os 35 anos de existência, a Pastoral da Criança desenvolve ações em parceria com outras entidades e o serviço público em diversas comunidades do Brasil e a sua criação é um exemplo prático de mobilização e busca por garantia de Políticas Públicas. A iniciativa de envolver as famílias na prevenção e promoção da saúde e provar que isso poderia ser feito em grande escala foi inovadora. Para falar sobre a importância das Políticas Públicas, convidamos Irmã Margarida Pantoja, da Congregação das Irmãs Missionárias de Santa Terezinha, Socióloga, Professora e Funcionária Pública:

Como as Políticas Públicas afetam os cidadãos?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1431 - Políticas Púbicas - 04/03/2019


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Sul

As políticas públicas surgem a partir das necessidades e afetam todo mundo, elas mexem com todo mundo, porque falar de políticas públicas é falar da vida do povo, é falar de ações, de projetos para as comunidades, principalmente para população mais pobre desse país.

Quem elabora as Políticas Públicas?

Quem que nós elegemos para nos representar, porque se a gente vota no Vereador, no Prefeito, nos Deputados Estaduais, Federais, essa rede de políticos que a gente elege, eles estão aí para representar a população. A participação popular nessa elaboração é muito importante, pois é de onde vem a cobrança para esses representantes. Não adianta apenas fazer leis, elas precisam ser aplicadas e fiscalizadas a favor da população.

Quais são as Políticas Públicas mais importantes para a população?

1431 politicas publicas irma margarida pantoja 300

Irmã Margarida Pantoja

Eu acho que, nesse momento, uma boa política pública deve envolver a juventude, nas áreas da saúde, educação, emprego, que façam esse jovem se inserir no mercado de trabalho.

Como e onde saber se as Políticas Públicas necessárias estão sendo implementadas no Município?

Através do Portal da Transparência é possível investigar e ver o que é que está acontecendo, inclusive as verbas que entram no município e no que foram investidas.

Se a pessoa participa de algum dos conselhos, ela pode ter acesso a essas informações também, e levar essas informações para a comunidade.

Leia a entrevista na íntegra: 1431 - Políticas públicas (.PDF)