{source}{/source} Pastoral da Criança - Dia Internacional da Mulher

1484 - Dia internacional da mulher

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

As mulheres tiveram que lutar muito, e por muito tempo, para terem direitos legais garantidos na sociedade. Hoje em dia, muitos direitos ainda não são garantidos socialmente e elas precisam ainda lutar para ter seu espaço e respeito, mas muita coisa foi conquistada e isso deve ser comemorado e celebrado. A Pastoral da Criança tem muito a agradecer para todas as mulheres que fazem com que a missão continue todos os dias, pois elas são maioria em nossa liderança, e levam vida em abundância para as gestantes e crianças acompanhadas. Para conversar sobre isso, convidamos um grande exemplo de mulher, a nossa Coordenadora Nacional, Ir. Veneranda da Silva Alencar:

O que significa o Dia Internacional da Mulher?

Esse dia deve ser visto como um momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres. Precisamos avançar na conscientização efetiva do respeito aos direitos da mulher.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1484 - Dia Internacional da Mulher - 02/03/2020


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

  

O que a senhora acha que precisa ser feito para mudar o tratamento que algumas mulheres recebem ainda hoje dentro e fora de casa?

Tudo começa com a educação. A família e a escola têm que ensinar a criança desde pequena sobre o valor e o respeito de cada um. O machismo, que muitos dizem que é algo cultural, não é imutável e o exemplo começa em casa. Se a família partilha as tarefas domésticas, trata igualitariamente todos sem violência, a criança aprende que o respeito e igualdade são normais e vai levar isso para sua vida. Essa pessoa, quando vê uma situação de desrespeito, vai ser capaz de se posicionar.

O que temos para comemorar?

Apesar do cenário negativo, temos também o outro lado, que é o exemplo de milhares de mulheres que estão cada vez mais conscientes de seu valor e dignidade, de seus direitos, que reivindicam e mudam sua vida e de muitas outras mulheres. Podemos ver hoje grande solidariedade entre as mulheres que se unem para acabar com a tirania, a opressão e a violência. Temos também o testemunho de mulheres que tornam mais linda a vida de suas famílias e comunidades, crescendo em sabedoria e ternura. Tudo isso é muito bonito, por isso, devemos apoiar sempre o esforço dessas mulheres que, sem medo, lutam por si e pelo próximo.

Ir. Veneranda da Silva Alencar

Ir. Veneranda da Silva Alencar
Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança

Qual é sua mensagem para as mulheres?

Nesse Dia Internacional da Mulher, fique feliz com os parabéns e até com as flores que talvez você receba, mas lembre-se que o dia da mulher não para aí. Precisamos ter consciência de que, mesmo que tudo em nossa vida esteja bem, na vida de muitas mulheres ainda não está. É tempo de refletir e ver como podemos colaborar para transformar para melhor a vida de outras mulheres que atualmente ainda sofrem.

Leia a entrevista na íntegra: 1484 - Dia Internacional da Mulher (.PDF)