topo2


Segundo a tradição os Reis Magos eram provenientes do Oriente. Melchior, que reinava sobre os Persas; Baltasar, rei dos indianos, e Gaspar, que dominava no país dos árabes. Recordemos também o texto de Isaías 9,1: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz, uma luz raiou para os que habitavam uma terra sombria.” Guiados pela estrela, os Reis Magos chegaram a Belém, que fica a cerca de 10 quilômetros de Jerusalém.

Chegados diante do Menino, o adoraram e o reconheceram como o Senhor do universo e Salvador da humanidade.Inspirada em uma ação promovida pela Kindermissionswerk, instituição alemã que apoia projetos relacionados à área da infância, a Pastoral da Criança lançou, em 2015, a Campanha " Pequenos Reis Magos". Motivados a ajudar crianças em situação de risco de Guiné-Bissau, na África.

 

Este ano de 2016, aproximadamente 60 dioceses brasileiras abriram as portas para a Campanha "Pequenos Reis Magos", promovida por crianças e adolescentes, com a finalidade de apoiar a Pastoral da Criança Internacional, em especial os países mais vulneráveis do mundo.

Uma Campanha solidária em prol de Guiné-Bissau, Haiti, Moçambique e Guatemala. Para São Beda – como para os demais Doutores da Igreja que falaram dos magos – os três representavam as três raças humanas existentes, em idades diferentes. Neste sentido, eles representavam os reis e os povos de todo o mundo. 

 

 

Os Magos abriram os cofres e oferecer seus presentes. Lembramos que os presentes têm um significado simbólico.

 

mirra era presente para um profeta. Era usada para representar simbolicamente a imortalidade.

 

Oferecer ouro significava o reconhecimento da realeza, pois era presente reservado aos reis.

incenso, era oferecido em reconhecimento da divindade. Este presente era reservado aos sacerdotes.

 

Desta maneira, temos o Menino Jesus reconhecido como Rei, Deus, Sacerdote e Profeta pelas figuras que encarnavam toda a humanidade. Em coerência com essa visão, a exegese católica interpreta a chegada dos Reis Magos como o cumprimento da profecia de David: “Os reis de Társis e das ilhas lhe trarão presentes, os reis da Arábia e de Sabá oferecer-lhe-ão seus dons. 11.

Todos os reis hão de adorá-lo, hão de servi-lo todas as nações”. (Sl. 71 (71),10-11) A mensagem central do relato do Evangelista Mateus no seu Evangelho da Infância é a Salvação Universal fundada na pessoa de Jesus, Homem-Deus que nasceu em Belém, morreu e ressuscitou e nos envia a proclamar a Boa Nova a todos os povos!

A Campanha Missionária dos “Pequenos Reis Magos” se insere na visão catequética de São Mateus.

Em nossos dias, o que oferecemos? O desafio é oferecer o melhor de nós mesmos.

Fonte: Luis Dufaur: "Quem foram os Reis Magos"?