Tema: Família

1491_gestacao_e_1000_dias

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

É na família que aprendemos nossos valores, nossas crenças. É onde formamos nosso caráter, desenvolvemos nosso senso de moral e do que é certo e errado. O ambiente familiar é essencial para o desenvolvimento de todo ser humano, e é necessário um ambiente familiar harmonioso para que esse desenvolvimento seja completo e bem sucedido. Além da família, é muito importante que toda a comunidade esteja dentro dessa harmonia e ajude no desenvolvimento das crianças que ali moram, pois fazem parte desse convívio e compartilham dessa responsabilidade. Para falar sobre isso, a Pastoral da Criança convidou Ir. Veneranda Alencar, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança.

O que é paz?

Essa é uma pergunta interessante, porque há muito tempo nós pensávamos que a paz era somente a ausência de guerra, de brigas, de conflitos, mas hoje aprendemos que paz é algo muito maior! É um sentimento de plenitude e harmonia que chega quando agimos com sabedoria e inteligência, assim conseguimos encontrar o equilíbrio em meio a tantas dificuldades do dia a dia.

Porque a paz começa na família?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1492 - Os 10 mandamentos para a paz na família - 27/04/2020


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

      

Hoje, mais do que nunca, vemos a necessidade de cultivarmos a paz na família, dentro de casa. De acordo com as notícias a violência aumenta a cada dia em nossos municípios e não podemos deixar isso entrar dentro de nossa casa. O melhor jeito de impedir que a violência entre em nosso lar é tendo atitudes de paz.

Como nós podemos criar a paz na família?

Deus nos criou à sua imagem e semelhança. Ele nos criou para a paz! O que nos atrapalha e faz com que a gente tenha atitudes com violência é o que está em nosso coração: o ódio, a raiva, o rancor, o ressentimento e tantos outros sentimentos que nos impedem de viver em paz. A paz precisa nascer a partir do esforço de cada um para tentar ser melhor, para viver o amor, a alegria pela vida, a presença do outro e a gratidão. Somente assim teremos condições de construir uma família que viva em paz e uma sociedade mais justa e mais fraterna.

Como a Pastoral da Criança contribui para a paz na família?

veroni medeiros

Ir. Veneranda da Silva Alencar
Congr. Irmãs Missionarias de Santa Teresinha
Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança

Os líderes da Pastoral da Criança se esforçam para levar às famílias uma mensagem de paz. Eles orientam às famílias que a paz se vive quando existe uma integração mútua de pais com filhos onde ambos se respeitem. A Igreja nos ensina que a família é o eixo da humanidade, é a sua pedra angular. O futuro da sociedade e da igreja passa pela família, pois é ali que os filhos e os pais devem ser felizes. Quem não experimentou o amor e a paz no seio familiar terá dificuldade para conhecê-los fora dele.

Mensagem Dra. Zilda Arns Neumann

Eu gostaria de dizer que realmente a educação para a paz começa antes de nascer, quando os pais aceitam bem a criança, procuram rezar para elas, cantar, acarinhar a barriga da mãe e depois através do aleitamento materno, que é fonte do amor e devolve muito as emoções. Assim a criança fica mais forte emocionalmente, capaz de enfrentar, resistir a tantas coisas que às vezes precisam passar na vida. Eu diria que: depois que nasceu também a criança deve ser muito acarinhada, muito valorizada, elogiada, mas também deve ter limites, e se não é para pegar tal coisa, não deve pegar tal coisa. Então, na vida deve-se ter limites, pois na vida não é possível ser feliz se fizer tudo que se passa pela cabeça, então isso, às vezes, cria muita violência dentro da família, porque a criança não foi educada para limites. A Pastoral da Criança elaborou os 10 Mandamentos para a Paz que estão no Brasil inteiro, milhões e milhões de folhetos foram feitos para que as famílias conhecessem como melhor viver para que haja paz nas famílias, porque havendo paz nas famílias, vai haver paz na comunidade e no país.

Leia a entrevista na íntegra: 1492 -Os 10 mandamentos para a paz na família (.PDF)

 

 

 

 

 

Dra. Zilda

“Você já pensou que maravilha viver numa casa, numa comunidade, onde todos se entendem, se acolhem, se amam e se perdoam? Isso é possível!“ 

Papa Francisco

“Quando não nos comunicamos, ficamos sozinhos. Mas quando vocês dão o melhor que têm dentro de vocês, é muito importante.”