{source}{/source} Pastoral da Criança - Zelo e amor para com a Criação

1352 dia mundial oracao criacao cpf

Foto: Stockvault

“A Criação está muito presente no plano de Deus. Nós somos chamados a contemplar a mãe terra e também somos chamados a respeitar, ter o maior carinho e zelo pela natureza”, lembra Irmã Irma Rodrigues da Silva, voluntária da Pastoral da Criança desde 1986. “A Pastoral da Criança ajuda as comunidades a acolherem todo esse zelo pela mãe terra. Afinal, a terra nos dá bons frutos e nos precisamos respeitá-la. Ela faz parte do plano de Deus e esse plano, é colocar a vida sempre em primeiro lugar”, ressalta Irma Rodrigues.

Esse chamado e a preocupação com o futuro do planeta devem ser partilhada entre toda a comunidade e com todas as gerações. “Essa é uma reflexão que sempre devemos fazer. Com as nossas mães, nos encontros com as famílias e nas comunidades. Ainda mais, neste ano, em que a Campanha da Fraternidade nos desperta para o cuidado com a natureza”, afirma Irma Rodrigues.

“O mesmo vale para as crianças. Nós podemos ensinar elas desde cedo sobre a importância da natureza e da Criação, dizendo que o nosso primeiro compromisso é com a vida. A medida que vamos passando essa reflexão para as crianças, uma vai ajudando e ensinando a outras e aos poucos, elas vão redescobrindo a terra, as hortas, os frutos e se reaproximando da natureza”, conclui a voluntária.

Dra. Zilda

“Cada um colabora com aquilo que sabe fazer ou com o que tem para oferecer. Deste modo, fortalece-se o tecido que sustenta a ação e cada um sente que é uma célula de transformação do país”

Papa Francisco

“O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação oferecerá a cada fiel e às comunidades a preciosa oportunidade para renovar a adesão pessoal à própria vocação de guardião da criação.”

1515º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Proteger, recuperar e promover o uso sustenta´vel dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustenta´vel as florestas, combater a desertificac¸a~o, deter e reverter a degradac¸a~o da terra e deter a perda de biodiversidade.”

O 15º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovido pela ONU, tem como objetivo “Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.” Os voluntários da Pastoral da Criança, por meio das ações de conscientização, levam informações para toda a comunidade e contribuem para a preservação da Criação.