{source}{/source} Pastoral da Criança - Água: fonte de vida e saúde

Você sabia que 4 milhões de brasileiros ainda não têm acesso a banheiro e 35 milhões vivem sem o acesso a água tratada? É isso mesmo, de acordo com estudo desenvolvido pelo Instituto Trata Brasil, “Saneamento em Áreas Irregulares nas Grandes Cidades Brasileiras”, os dados são preocupantes.

Por outro lado, há também muito desperdício de água tratada e pronta para consumo. Segundo o relatório, cada 100 litros de água coletados e tratados, em média, apenas 62 litros são consumidos. O restante é perdido em vazamentos, furtos (gatos) e outros fatores. É muita água boa perdida!

A água tratada é uma importante fonte de saúde. Por isso, cada um de nós deve lutar para que todas as famílias tenham acesso à rede de esgoto e à água tratada e também cuidar para que não haja desperdício.

Os novos dados de saneamento básico no país mostram que temos muitos desafios pela frente e que a situação está mudando pouco a cada ano. Em mais um ano de eleições para presidente, governadores, senadores e deputados estaduais e federais, cabe a cada um de nós pensar muito antes de votar e lutar para que nenhuma família seja obrigada a viver sem o básico.

Confira abaixo mais algumas dicas para reaproveitar água:

- Na cozinha: reutilize a água do cozimento dos alimentos para regar plantas.

- No banheiro: reutilize a água do banho para a descarga.

- Na lavanderia: utilize a água da máquina de lavar para limpeza de ambientes internos e externos.

- Água da chuva: quando armazenada adequadamente pode ser usada para limpeza de calçadas, e quando filtrada ou fervida, é possível usar para regar plantas e hortas e para dar banho no seu bichinho de estimação.

- Calha: procure alternativas para que a água da chuva que cai na calha da sua casa, seja despejada em um recipiente para poder ser reutilizada.

Texto publicado originalmente na 12ª edição da Revista Pastoral da Criança