dia da pastoral da criança

Foto: Eli Pio

Bebês e crianças precisam de atenção, amor, carinho, limites, conversas, histórias. Brincar com os adultos que os cercam também é importante para estimular o máximo possível de seus sentidos e para que possam se desenvolver de maneira saudável e plena. Dessa forma, teremos adultos confiantes, inteligentes, desenvolvidos e bem sucedidos. Para falar sobre isso, convidamos Ir. Veroni Medeiros, Educadora e Assistente Técnica da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

O que significa oferecer oportunidades para que a criança possa desenvolver suas competências e habilidades?

Habilidades são adquiridas através de estímulos e as competências são mais amplas. Oportunidades são os estímulos oferecidos aos bebês em todas as horas do dia, durante a amamentação, na troca de olhares e carinhos entre a mãe e o bebê, na hora do banho, momentos em que os pais devem brincar e conversar com os bebês e as crianças. Nosso papel de pais e cuidadores é oferecer oportunidades para que os bebês e as crianças possam se desenvolver.

Que oportunidades os pais podem oferecer às crianças para o seu desenvolvimento integral?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1478 - 20/01/2020 - Oportunidades e conquistas

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

 

É importante lembrar que a criança cresce e está sempre se desenvolvendo e que, para cada idade, devemos oferecer diferentes oportunidades. Sempre que os pais disponibilizam objetos e espaços para fazer com que as crianças se apropriem de estímulos elas realizam muitas conquistas.

Como os pais podem estimular as crianças no dia-a-dia da família?

Abraçar as crianças, dar colo, conversar firme e suave, passear de mãos dadas, incentivar a troca de carinho, abraçar, escutar e conversar com as crianças sobre as coisas que acontecem no dia-a-dia e no ambiente familiar é muito importante. Sentar no chão com elas para construir um brinquedo, ler uma história ou tocar um instrumento musical são formas de estimular, o que acontece sempre quando damos atenção, cuidamos, olhamos e vemos o que as crianças estão fazendo e descobrindo. 

veroni medeiros

Irmã Veroni Medeiros 

Com quais materiais a família pode ajudar no desenvolvimento da criança?

A casa e o ambiente familiar são os espaços privilegiados para favorecer o desenvolvimento integral das crianças. A cozinha é muito bacana para brincar de fazer comidinha, explorar panelas, tampas, colheres de pau, potes coloridos e com tamanhos diferentes. Quando a mamãe estiver passando a roupa, é bom deixar a criança separar as peças grandes das pequenas, as coloridas das brancas e das pretas. É interessante deixar brincar com revistas, tiras de tecidos ou TNT, fitas coloridas, panos, objetos de vários tamanhos, potes, assim poderá explorar diferentes texturas, cores, noções de grosso, fino, mole, duro, pois a casa é o lugar de muitas brincadeiras.

Leia a entrevista na íntegra: 1478 - Oportunidade e Conquistas (.PDF)