topo2

O jogo Refeição em Família, parte da exposição 1000 Dias, tem como objetivo informar sobre a alimentação dos pequenos, apresentando de forma divertida, colorida e didática, os detalhes de como deve ser a introdução de alimentos para os bebês e a refeição das crianças.

Os participantes são convidados a participar de um divertido jogo que apresenta situações do cotidiano das famílias em relação às escolhas alimentares. Nele, os jogadores precisam decidir quais são os melhores alimentos para a criança que está sob seus cuidados. Ao final, é possível verificar o resultado das escolhas de cada jogador e conhecer os benefícios e malefícios delas para as crianças.

 

bolinhas

 

Café da manhã (2285)

O café da manhã é a primeira refeição do dia e desde o início da alimentação complementar, aos seis meses, recomenda-se que o bebê sente-se à mesa coma família. Dessa forma, ela aprende que as refeições são realizadas na mesa, junto com a família, além de ser um momento especial de aprendizagem.

Esse também é o momento para praticar a autonomia da criança. Desde os seus meses, os responsáveis devem permitir que ela toque no alimento.

Atenção:Apesar do nome desta refeição, café não é recomendado para crianças de até um ano.

Como escolher os alimentos mais adequados para o café da manhã do seu bebê

Os alimentos oferecidos para o bebê nesta refeição devem seguir as recomendações de acordo com a idade. A partir dos seis meses, além do leite materno, o recomendado é a papa de fruta, oferecendo frutas da época.

Aos 9 meses, além da fruta, o bebê também pode comer pão ou biscoitos caseiros simples.

Atenção:Não é recomendado oferecer alimentos ricos em açúcar para bebês até, pelo menos, os dois anos.

Como preparar os alimentos para o café da manhã dos bebês?

As fruta devem ser dadas em forma de papa até, aproximadamente, o oitavo mês ou até o momento em que o bebê demonstre que está pronto para comer a fruta em pedaços.

Atenção:muito cuidado com os alimentos prontos para consumo destinados aos bebês. A​o contrário do que muitas pessoas podem pensar, as papinha de frutas industrializadas não possuem só fruta. Seus ingredientes geralmente são: água, fruta, suco de fruta, farinha de arroz, amido, vitamina C e acidulante ácido cítrico.

A partir dos nove meses, picar a fruta em pedaços contribui para estimular a mastigação. Nesse momento, é preciso ter cuidado para que os pedaços não sejam muito pequenos, para evitar o engasgo.

Em relação ao pão, é importante oferecê-lo em tamanho suficiente que a criança segure e tenha a liberdade de “morder” o pedaço que couber em sua boca.

Fica a dica

  • Procure sempre optar por frutas da época. Além de serem mais saborosas e fresquinhas, normalmente são mais baratas.
  • Deixe o café da manhã ainda mais divertido, principalmente para crianças maiores. Faça carinhas ou bichinhos com as frutas, por exemplo. As rodelas de banana podem ser os olhos, um pedaço de mamão pode ser o nariz, um gomo de mexerica pode ser a boca e fatias de melão, o cabelo.
  • Sempre mostre e diga o nome das frutas para a criança. Assim ela aprende a reconhecer e lembrar do sabor.

Como os alimentos devem ser oferecidos conforme o bebê vai crescendo?

Depois do primeiro ano a criança já pode comer os mesmos alimentos da família no café da manhã, exceto o próprio café e o leite de vaca. Os responsáveis devem dar prioridade aos alimentos naturais, evitando os industrializados.

Atenção:É importante permitir que a criança pegue e o leve alimento a boca. Isso desenvolve a autonomia e o interesse pela refeição.

Receitinha para um café da manhã saudável:

Salada de frutas

Ingredientes:

Mamão papaia 1 Banana
2 fatias de Melão
1 Pera
1 Laranja

Modo de preparo:

Pique em pedaços o mamão, a banana, o melão e a pera. Junte as frutas e coloque em um potinho. Esprema a laranja, retire as sementes, e regue as frutas com o suco. Sirva a seguir.

Sempre lembre que...

O leite materno deve ser mantido até os dois anos ou mais, conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde!

Para mais informações, consulte o ​Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos​, do Ministério da Saúde, e o ​Manual de Nutrologia​, ​da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Referências:

  • ​Brasil. Ministério da Saúde. Dez passos para uma alimentação saudável. Guia alimentar para crianças menores de dois anos. Brasília, 2013.
  • Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação. Departamento de Nutrologia. Alimentação: do lactente ao adolescente. 3ª ed. rev. Rio de Janeiro, 2012.

 

bolinhas

 

Lanche da Manhã (2286)

O lanche da manhã é, normalmente, oferecido para crianças acima de um ano, mas nada impede que possa ser dado antes. As frutas são os alimentos mais recomendados para esta refeição e a quantidade a ser oferecida varia de acordo com a idade da criança.

Vale lembrar que o lanche serve para não deixar a criança com muita fome até o horário do almoço e por isso, deve ser uma refeição leve.

Dica: Quando a criança já toma iogurte natural, é possível oferecer junto com a fruta.

Como escolher os alimentos mais adequados para o lanche do seu bebê?

Além de seguir as recomendações de acordo com a idade da criança, o alimento a ser dado no lanche deve ser saudável e leve, como: frutas e legumes picados.

Como preparar os alimentos para o lanche das crianças?

O preparo deve seguir a mesma orientação do café da manhã em relação a fruta. Lembrar que, conforme as crianças crescem, a papa deixa de ser necessária e a fruta em pedaços pode ser oferecida para estimular a mastigação dos pequenos.

Fica a dica!

  • Cozinhar a cenoura e cortá-la em palitinhos pode ser uma excelente opção para o lanche.
  • O tomate também é excelente e agrada as crianças. É só cortá-lo em pedacinhos!

Como os alimentos devem ser oferecidos conforme o bebê vai crescendo?

Os alimentos do lanche também devem seguir as recomendações de acordo com a idade da criança, conforme orientado no café da manhã. Sempre priorizando os alimentos naturais.

Receitinha para um lanche saudável:

Iogurte natural com frutas

Receita para crianças com mais de 1 ano

Ingredientes:

2 fatias de mamão papaia
1 potinho de iogurte natural

Modo de preparo:

Amasse uma das fatias de mamão e pique a outra em pedacinhos, Coloque o mamão em um potinho. Despeje o iogurte natural e mexa até misturar bem. Sirva a seguir.

Sempre lembre que...

O leite materno deve ser mantido até os dois anos ou mais, conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde!

Para mais informações, consulte o Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos, do Ministério da Saúde, e o ​Manual de Nutrologia, da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Referências:

  • Brasil. Ministério da Saúde. Dez passos para uma alimentação saudável. Guia alimentar para crianças menores de dois anos. Brasília, 2013.
  • Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação. Departamento de Nutrologia. Alimentação: do lactente ao adolescente. 3ª ed. rev. Rio de Janeiro, 2012.

 

bolinhas

 

Almoço (2287)

O Almoço é considerado uma das principais refeições do dia, que também deve ser feita à mesa com toda a família, desde os seis meses de idade.

Como escolher os alimentos mais adequados para o almoço do seu bebê?

Os alimentos oferecidos para o bebê no almoço devem ser naturais, frescos frescos e bem higienizados. O ideal é preparar na hora, ou seja, não guardar de um dia para o outro.

A variedade também é importante. Alternar os alimentos diariamente evita a monotonia e confere uma maior quantidade de nutrientes para o bebê.

Procure sempre comprar verduras e legumes da época, por serem mais frescos e mais baratos.

Como preparar os alimentos para o almoço das crianças?

No início, essa refeição deve ser em forma de papa, amassada com o garfo, e deve conter pelo menos um alimento rico em energia (arroz,

macarrão, batata, mandioca etc), um rico em proteína (carne vermelha, peixe, frango ou ovo), legumes (cenoura, abobrinha, vagem, brócolis, beterraba, abóbora etc) e temperos naturais (cebola, salsinha, cebolinha, manjericão etc). Não deve conter sal, para evitar que o bebê se acostume com o sabor salgado. Deve ser cozida em pouca água e os alimentos deve ser cortados em tamanhos que possam ser amassados separadamente depois. Dessa forma o bebê consegue diferenciar o sabor dos alimentos. No final deve ser adicionado um pouco de óleo vegetal (ou azeite de oliva), com a papa já cozida.

Fica a dica!

  • Cozinhe os legumes no vapor, dessa forma eles perdem menos nutrientes.
  • Ofereça fígado pelo menos uma vez na semana. É rico em ferro e contribui para evitar a anemia ferropriva.
  • Dê autonomia para o bebê pegar no alimento. É a melhor forma dele aprender e se interessar pela comida, o que facilita a aceitação. A sujeira é inevitável, mas vale a pena.
  • Ofereça o mesmo alimento várias vezes para o bebê e também de diferentes formas. Não é porque ele cuspiu alguma vez que significa que ele não goste. É preciso oferecer pelo menos 8 vezes, em diferentes momentos e formas, para a criança aceitar aquele alimento.

Como os alimentos devem ser oferecidos conforme o bebê vai crescendo?

A partir do nono mês, a papa já deve conter mais pedacinhos, para estimular a mastigação do bebê. Aos poucos deve-se ir evoluindo até chegar na alimentação da família, desde que não seja com temperos artificiais, com muito sal ou gordura. A adaptação ainda se faz necessária, mas não há a necessidade de fazer comida apenas para o bebê.

Receitinha para um almoço saudável:

Purê de batata doce com rúcula, arroz com cenoura ralada e carne desfiada

Ingredientes:

3 colheres de sopa de batata doce cozida
½ xícara de chá de rúcula
2 colheres de sopa de arroz cru
1 colher de sopa cheia de cenoura crua
2 colheres de sopa cheias de carne (patinho ou alcatra ou coxão mole ou músculo moído ou picado)
alho ½ Cebola
colher de café de óleo
xícara e meia de chá de água

Modo de preparo:

  1. Separar todos os ingredientes e utensílios que serão utilizados;
  1. Em uma panela pequena, aquecer o óleo e adicionar a cebola, mexer, acrescentar o alho, a carne e cozinhar;
  1. Adicionar a cenoura ralada;
  1. Acrescentar o arroz e cozinhar por mais 30 segundos;
  1. Adicionar a água e cozinhar por 20 minutos ou até que os grãos fiquem bem macios;
  1. Diminuir a chama e cozinhar até a água secar;
  1. A parte, preparar o purê, amassando a batata doce cozida;
  1. Por último, misturar a rúcula picada.

Sempre lembre que...

O leite materno deve ser mantido até os dois anos ou mais, conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde!

Para mais informações, consulte o ​Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos​, do Ministério da Saúde, e o ​Manual de Nutrologia​, ​da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Referências:

  • Brasil. Ministério da Saúde. Dez passos para uma alimentação saudável. Guia alimentar para crianças menores de dois anos. Brasília, 2013.
  • Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação. Departamento de Nutrologia. Alimentação: do lactente ao adolescente. 3ª ed. rev. Rio de Janeiro, 2012.

 

bolinhas

 

Lanche da tarde

O lanche da tarde deve ser dado desde os seis meses e sempre deve conter fruta. Pode seguir as mesmas orientações do lanche da manhã.

Para crianças acima de um ano, pode optar-se por pãezinhos e biscoitos caseiros. Sempre lembrando de evitar o açúcar.

Como escolher os alimentos mais adequados para o lanche do seu bebê?

Além de seguir as recomendações de acordo com a idade da criança, o alimento a ser dado no lanche deve ser saudável e leve, como frutas e legumes picados. Iogurte natural também é uma ótima opção, principalmente com frutas. Pães e biscoitos integrais, feitos em casa, podem ajudar na variedade do lanche da tarde.

Como preparar os alimentos para o lanche da tarde dos bebês?

O preparo deve seguir a mesma orientação do café da manhã em relação a fruta. Lembrar que conforme a criança cresce, a papa deixa de ser necessária e a fruta em pedaços pode ser oferecida para estimular a mastigação.

O iogurte pode ser dado com frutas picadas. No caso do pão é melhor cortar em pequenos pedaços.

Fica a dica!

  • O abacate pode ser uma boa alternativa para consumir junto com outras frutas e até mesmo passar no pão! Sua gordura é muito saudável.
  • Cereais sem açúcar também podem ser oferecidos com iogurte natural para as crianças maiores.

Como os alimentos devem ser oferecidos conforme o bebê vai crescendo?

Os alimentos do lanche também devem seguir as recomendações de acordo com a idade da criança, conforme orientado no café da manhã.

Receitinha para um lanche da tarde saudável: Patê de abacate e tomate para passar no pão

Ingredientes:

½ abacate maduro
1 tomate pequeno sem pele e sem sementes Manjericão a gosto

Modo de preparo:

Coloque o abacate em um potinho e amasse até ficar cremoso. Corte o tomate em pedaços bem pequenos, já sem a pele e as sementes, e misture ao abacate. Pique o manjericão, adicione e misture bem. Em seguida, é só colocar na fatia de pão e oferecer para a criança.

Sempre lembre que...

O leite materno deve ser mantido até os dois anos ou mais, conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde!

Para mais informações, consulte o Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos, do Ministério da Saúde, e o ​Manual de Nutrologia, da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Referências:

  • Brasil. Ministério da Saúde. Dez passos para uma alimentação saudável. Guia alimentar para crianças menores de dois anos. Brasília, 2013.
  • Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação. Departamento de Nutrologia. Alimentação: do lactente ao adolescente. 3ª ed. rev. Rio de Janeiro, 2012.

 

bolinhas

 

Festa de Aniversário (2289)

O aniversário de uma criança é sempre um momento alegre e divertido, mas que gera dúvidas em relação sobre o que é possível oferecer aos bebês e as crianças de até dois anos, visto que não é recomendado dar alimentos ricos em gordura e açúcares para eles.

Apesar de não parecer, é possível oferecer alguns alimentos ao bebê para que ele também faça parte desse momento tão especial.

Como escolher os alimentos mais adequados para o seu bebê em uma festa de aniversário?

Para bebês de seis a nove meses, o ideal é levar alimentos próprios para essa idade.

Para bebês que já estão na transição para a alimentação da família, a melhor opção são os salgados assados, tais como a esfiha de carne ou frango. Salgadinhos fritos e cachorro-quente devem ser evitados, pois contêm muito sódio e gordura.

Em relação aos doces, é preciso evitar qualquer tipo e oferecer frutas picadas. Se houver gelatina natural feita com fruta, é uma ótima escolha.

Refrigerantes e sucos artificiais devem passar longe do seu bebê. A melhor opção nesse caso é a água ou então um suco natural sem açúcar.

Fica a dica!

  • Lembre-se que o bebê não vai ficar com vontade de experimentar os alimentos que ele vê em um aniversário. Ele não conhece e só observa com atenção porque tem curiosidade. Nessa fase o bebê leva tudo à boca, então quando ver alguém com algo na boca, ficará curioso. É importante não ceder à pressão de que o bebê ficará com vontade e que pode ficar doente.
  • Para o aniversário do bebê, prefiro salgados assados com massa de pão (folheados e empadas também contém bastante gordura na massa). Já os doces podem ser frutas e gelatina natural.
  • Receitinha para uma festa de aniversário saudável

Gelatina de suco de uva integral

Ingredientes:

1 envelope de gelatina incolor
suco de uva integral

Modo de preparo:

Dissolva a gelatina conforme instruções do pacote. Adicione a mesma quantidade de suco de uva integral. Coloque em copinhos de plástico e leve a geladeira.

Sempre lembre que...

O leite materno deve ser mantido até os dois anos ou mais, conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde!

Para mais informações, consulte o ​Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos​, do Ministério da Saúde, e o ​Manual de Nutrologia​, ​da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Referências:

  • Brasil. Ministério da Saúde. Dez passos para uma alimentação saudável. Guia alimentar para crianças menores de dois anos. Brasília, 2013.
  • Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação. Departamento de Nutrologia. Alimentação: do lactente ao adolescente. 3ª ed. rev. Rio de Janeiro, 2012.

 

bolinhas

 

Piquenique

Levar a criança para uma passeio no parque é uma ótima opção de atividade, ainda mais se tiver um delicioso piquenique. Além de ser divertido, é uma excelente oportunidade de interação com outras crianças e de contato com a natureza.

Como escolher os alimentos mais adequados para um piquenique com o seu bebê?

necessário lembrar que a escolha depende da idade da criança. Se for um bebê que está no início da alimentação complementar, a papa de fruta

a melhor opção, além do leite materno. Se for um pouco mais velho, alimentos como sanduíches com salada, tomate e cenoura, bolo de laranja sem açúcar, além das frutas picadas, são uma ótima opção para o momento.

Para beber, os sucos naturais, sem açúcar, são a melhor opção. A água também não pode ser esquecida e deve ser oferecida sempre que possível.

Fica a dica!

  • Leve palitinhos de cenoura e beterraba cozidas para o piquenique. Além de deliciosos, são práticos e saudáveis.
  • Uma melancia cortada em pedaços é uma boa opção de fruta. Além de saborosa, é hidratante e nutritiva.

Receitinha para um piquenique saudável:

Ingredientes:

Pãozinho integral
Patê de abacate (vide receita lanche da tarde - código 2288)
Rodelas de tomate
Folhas de alface
Queijo branco

Modo de preparo:

Corte o pãozinho ao meio e monte o sanduíche na seguinte ordem: colocar o patê de abacate no pão, a folha de alface, uma rodela de tomate e uma fatia de queijo branco. Coloque os sanduíches em um pote com tampa e faça a alegria das crianças no piquenique.

Sempre lembre que...

O leite materno deve ser mantido até os dois anos ou mais, conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde!

Para mais informações, consulte o ​Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos​, do Ministério da Saúde, e o ​Manual de Nutrologia​, ​da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Referências:

  • Brasil. Ministério da Saúde. Dez passos para uma alimentação saudável. Guia alimentar para crianças menores de dois anos. Brasília, 2013.
  • Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação. Departamento de Nutrologia. Alimentação: do lactente ao adolescente. 3ª ed. rev. Rio de Janeiro, 2012.

 

bolinhas

 

Jantar (2291)

O jantar também é considerado uma das principais refeições do dia, semelhante ao almoço. Ele deve ser feito à mesa com a família, desde os seis meses.

Lembre-se que a criança precisa desenvolver autonomia no momento da refeição, portanto deixe-a pegar os alimentos e levá-los a boca. Aos poucos ela aprende a usar a colher e conforme cresce, a usar outros talheres.

Como escolher os alimentos mais adequados para o jantar do seu bebê?

Os alimentos oferecidos para os pequenos nessa refeição devem ser naturais, frescos e bem higienizados. O ideal é preparar na hora e diferente do almoço, para ter mais variedade. Caso não seja possível, pode-se oferecer a mesma refeição do almoço daquele dia.

Como preparar os alimentos para o jantar dos bebês?

No início, essa refeição deve ser em forma de papa, amassada com o garfo, e deve conter pelo menos um alimento rico em energia (arroz, macarrão, batata, mandioca, etc), um rico em proteína (carne vermelha, peixe, frango ou ovo), legumes (cenoura, abobrinha, vagem, brócolis, beterraba, abóbora, etc) e temperos naturais (cebola, salsinha, cebolinha, manjericão, etc). Não deve conter sal, para evitar que o bebê se acostume com o sabor salgado. Deve ser cozida em pouca água e os alimentos devem ser cortados em tamanhos que possam ser amassados separadamente depois. Dessa forma, o bebê consegue diferenciar o sabor dos alimentos. No final deve ser adicionado um pouco de óleo vegetal (ou azeite de oliva), com a papa já cozida.

Fica a dica!

  • Procure sempre usar temperos naturais para deixar a comida ainda mais gostosa. Salsinha, cebolinha, manjericão, manjerona, coentro, cebola, alho e outros, podem ser usados de forma variada. No almoço coloca-se cebola e salsinha. Já no jantar, opte por manjericão e cebolinha.

Como os alimentos devem ser oferecidos conforme o bebê vai crescendo?

Assim como no almoço, a partir do nono mês, a papa já deve conter mais pedacinhos, para estimular a mastigação do bebê. Aos poucos deve ir evoluindo até chegar na alimentação da família, desde que não seja com temperos artificiais, com muito sal ou gordura. A adaptação ainda se faz necessária, mas não há a necessidade de fazer comida apenas para o bebê.

Receitinha para um jantar saudável:

Papa de aipim, abobrinha e carne moída

Ingredientes:

2 colheres de sopa de carne de boi moída
1 colher de sobremesa de óleo de soja
1/2 dente de alho
1 colher de chá de cebola ralada
2 pedaços médios de aipim (mandioca) (140 g)
1 abobrinha pequena
1 folha de couve picada
2 copos médios de água

Modo de preparo:

Em uma panela coloque a carne moída, alho, cebola e um pouco da água. Deixe cozinhar até que a carne fique quase cozida. Acrescente a abobrinha e o restante da água.

Novamente deixe cozinhar até que os ingredientes estejam macios e quase sem água. Acrescente a couve picada fina e, quando estiver cozida, acrescente o aipim cozido e o óleo. Amasse com o garfo e ofereça à criança.

Sempre lembre que...

O leite materno deve ser mantido até os dois anos ou mais, conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde!

Para mais informações, consulte o ​Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos​, do Ministério da Saúde, e o ​Manual de Nutrologia​, ​da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Referências:

  • Brasil. Ministério da Saúde. Dez passos para uma alimentação saudável. Guia alimentar para crianças menores de dois anos. Brasília, 2013.
  • Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação. Departamento de Nutrologia. Alimentação: do lactente ao adolescente. 3ª ed. rev. Rio de Janeiro, 2012.