O esperado numa gestação é que o bebê cresça todo mês. Para acompanhar esse crescimento, pode ser usada a medida da altura do útero (barriga). Isso é feito a partir do segundo trimestre de gestação (13ª semana gestacional), nas consultas de pré-natal.
No posto de saúde onde Solange é acompanhada, é feito a medida da altura uterina?

 

SIM: O crescimento do bebê está sendo acompanhado.

Com essa medida, o profissional de saúde consegue avaliar o crescimento do bebê e ver se algo está errado com seu desenvolvimento, tendo a oportunidade de intervir, se necessário.

NÃO: Sem essa medida é difícil avaliar o crescimento do bebê.

Sem essa medida, o profissional de saúde pode ter dificuldades para avaliar o crescimento do bebê, o que pode trazer prejuízos para sua saúde e comprometer seu peso ao nascer.

Em alguns lugares do Brasil, essa medida não é realizada. De acordo com o Ministério da Saúde, ela é obrigatória nas consultas de pré-natal a partir da 13ª semana gestacional. Nesses casos, a gestante deve cobrar do profissional de saúde que a medida seja realizada e anotada na Caderneta da Gestante.

A página 67 do Caderno de Atenção Básica 32, do Ministério da Saúde, referente ao pré-natal de baixo risco, destaca a obrigatoriedade de se realizar tal medida em todas as consultas de pré-natal a partir da 13ª semana gestacional.

http://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/cab32


nuvem 3