A Guatemala, país da América Central, banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico, tem como idioma oficial o espanhol. O país, é uma ex-colônia espanhola, que conquistou sua independência em 1821, sendo incorporado ao México. Entretanto, em 1823, a nação passou a integrar a Federação Centro-Africana, da qual obteve autonomia política em 1838.

O país é habitado por aproximadamente 14 milhões de pessoas, com densidade demográfica de 128,8 habitantes por quilômetro quadrados e a taxa média de crescimento populacional é de 2,5% ao ano.

 

A maioria dos guatemaltecos reside em áreas rurais (51%), sobretudo os grupos indígenas de origem maia

 

 

A economia da Guatemala tem na agricultura a principal fonte de receitas e exportação, além de empregar mais da metade da população. Os principais cultivos são: cana-de-açúcar, banana e café. Atua nos seguimentos de produtos : químicos, têxtil, alimentício, borracha e madeireiro. Outra importante atividade econômica é o turismo, valorizado pelas belezas naturais do país.

Conforme dados divulgados em 2010, pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Guatemala possui médio Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com média de 0,560.

Aproximadamente 16% da população é subnutrida; a taxa de mortalidade infantil é de 28 para mil nascidos vivos; os serviços de saneamento ambiental são proporcionados a 80% das residências e o índice de analfabetismo é de 27%.

 

Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/guatemala.htm

Dados gerais

http://data.un.org/
Desenvolvimento humano

http://hdr.undp.org/en/countri

IDH http://data.un.org/DocumentDat


nuvem 3