topo2

zilda voleiZilda iniciou seus estudos do Ginásio (Ensino Fundamental II) no Colégio Divina Providência, situado na Rua do Rosário, centro de Curitiba, dirigido pelas irmãs alemãs da Divina Providência. Tradicional e rígido, o colégio exigia de suas alunas extrema dedicação e asseio, inclusive com o uniforme escolar.

No livro Depoimentos Brasileiros, Zilda conta como era complicado o trajeto de sua casa até o colégio em dias de chuva: “Subíamos, Zélia e eu, algumas quadras a pé até chegar à Maternidade Victor Ferreira do Amaral, na rua Iguaçu, onde pegávamos o bonde. Em dias de chuva, por causa do barro, deixávamos os sapatos e meias sujos debaixo de um arbusto e trocávamos por limpos, para não haver problemas.” (ARNS, 2003, p.30).

Foi no colégio Divina Providência que Zilda jogava e se exercitava nas partidas de vólei, sendo selecionada para o time oficial do colégio, ganhando por dois anos consecutivos o torneio estadual. No último ano do curso científico (Ensino Médio), Zilda estudava no Colégio Sagrado Coração de Jesus e por esse também foi selecionada para o time oficial de vólei, sendo campeã estadual pela terceira vez.

Para mais informações acesse nosso código de acervo clique aqui.

Conte uma história sobre este link clicando aqui.

 

 

 

REFERÊNCIAS:

Pastoral da Criança. Dra Zilda: vida plena para todas as crianças. Curitiba, 2014.

Zilda Arns Neumann. Depoimentos Brasileiros. Belo Horizonte: Editora Leitura; 2003.

Otília Arns. Zilda Arns: A tragetória da médica missionária. Curitiba: Editora e Livraria do Chain; 2010.