topo2

frei crisostomo e irmaos

Irmãos reunidos: Ida, Zélia, Ir. Gabriela. Dra. Zilda, Dom Paulo, Aroldo (cunhado), Otília e Frei Crisóstomo.

No dia 21 de março, o Museu da Vida será tomado por um clima de homenagem aos 100 anos do nascimento de Heriberto Arns, o Frei João Crisóstomo - irmão mais velho da Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa. "O Frei foi um dos irmãos que mais incentivou e deu condições para a Zilda desabrochar”, disse seu irmão Felippe Arns.

 

Heriberto nasceu em Forquilhinha (SC), no dia 21 de março de 1915, primeiro filho de Gabriel Arns e Helena Steiner. Recebeu o hábito de franciscano em 1932 e, no ano seguinte, comprometeu-se com o voto de simplicidade. Em 1936, obteve a ordenação presbiterial. Estudou filosofia, teologia e letras, conquistando um renomado currículo de nível superior, com aperfeiçoamento em instituições nacionais e internacionais. Foi professor, diretor de colégio e escola técnica, membro de sociedades científicas e escritor. Com quase 90 anos de vida, 70 de vida franciscana e 64 de ministério sacerdotal, faleceu no Lar Santa Helena, em Curitiba (PR), em 5 de dezembro de 2002, consequência de um câncer ósseo generalizado.

 

Sendo um espaço de produção de saberes e de valorização da memória, para o Museu da Vida esta é uma oportunidade de lembrar a história de uma pessoa que deixou um importante legado na área da educação - em especial na consolidação e expansão do Complexo Bom Jesus - e uma inspiração para preservação da natureza, seguindo os preceitos franciscanos. Sua missão de vida foi permeada pela união da educação com a ecologia, principalmente pela criação da Aldeia Franciscana (reunindo escola ecológica, escola de educação especial, instituto de filosofia dos franciscanos e morada de Irmãs Escolares de Nossa Senhora).

 

Memória

A partir das 16h deste sábado comemorativo, Bernt Entschev e Felippe Arns falarão um pouco sobre a vida e a obra do Frei Crisóstomo, compartilhando suas lembranças e histórias com os presentes.

Bernt Entschev1

Dr. Nelson Arns Neumann, coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança, e Bernt Entschev, que visitou o Museu da Vida nesta sexta-feira (13 de março).

 

Bernt Entschev, alemão que veio para o Brasil ainda na infância, durante a Segunda Guerra, estudou no Bom Jesus na época em que o Frei Crisóstomo era um dos responsáveis pelo colégio e destaca a acolhida recebida. Irmão do Frei Crisóstomo e da Dra. Zilda, o engenheiro Felippe Arns é o oitavo dos 13 filhos de Gabriel Arns e Helena Steiner.

 

Celebração Eucarística

Às 17h, haverá uma Celebração Eucarística em sua memória, presidida pelo Frei Nelson José Hillesheim (reitor da FAE Centro Universitário e diretor geral da FAE - São José dos Pinhais). As músicas, combinando voz e violão, ficarão a cargo de Claúdio Spanhol (dentista e músico da Paróquia Nossa Senhora das Mercês), que foi amigo do Frei Crisóstomo e teve dois filhos que estudaram no Bom Jesus Aldeia.

 

Exposição temporária

Com a proposta de compor uma exposição especial para esta data, a equipe do Museu da Vida, em parceria com o Bom Jesus, fez uma seleção de fotos e livros do Frei Crisóstomo. Essa parte do acervo do complexo educacional ficará exposta nas dependências do Museu da Vida de 21 a 29 de março, no horário normal de funcionamento (das 8h às 19h).

 

A organização desta homenagem conta o com auxílio da Ir. Veroni Medeiros (responsável pelo resgate histórico da vida e obra da Dra. Zilda, bem como pelo acompanhamento do processo de sua beatificação). Quando a Aldeia Franciscana foi criada, ela fazia parte do primeiro grupo de irmãs que foi morar lá e atender aos estudantes.

 

Quem comparecer à homenagem também poderá aproveitar para visitar as outras exposições permanentes do Museu e espaços externos. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição.

 

Serviço:

Homenagem ao Frei Crisóstomo Arns

Data: 21 de março de 2015

Local: Museu da Vida - R. Jacarezinho, 1691 - Mercês - Curitiba (PR)

Horário: 16h - Palestra com Bernt Entschev e Felippe Arns

              17h - Celebração Eucarística, presidida pelo Frei Nelson José Hillesheim (reitor da FAE Centro Universitário e diretor geral da FAE - São José dos Pinhais).

*A exposição temporária e demais espaços do Museu da Vida ficam abertos das 8h às 19h.