topo2

PCI1Há 81 anos, descendente de família alemã, nascia Zilda Arns Neumann, em Forquilhinha, cidade ao sul de Santa Catarina. Sua vida não ficaria restrita a uma cidade ou estado. A carreira como médica pediatra, a fundação e a consolidação da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, bem como o falecimento durante um terremoto em 2010, em missão internacional no Haiti, a tornariam conhecida mundialmente – como um exemplo de solidariedade, fé e crença no potencial humano de compartilhar conhecimento.

Para celebrar este legado, na manhã deste 25 de agosto de 2015, foi inaugurada no Museu da Vida uma nova ala, sobre a Pastoral da Criança Internacional (PCI) – entre a exposição História da Pastoral da Criança e o Memorial Dra. Zilda. Além de sinalizar todos os países em que a Pastoral da Criança está e o histórico de atuação fora do Brasil, o espaço contém fotos de voluntários e atividades em outros países.

Solidariedade que já alcança quatro continentes

A fita de inauguração foi descerrada pela Ir. Inês Bultel, alemã que mora no Brasil há 40 anos e assumirá a coordenação da Pastoral da Criança em Cruzeiro do Sul, no Acre. Ela faz parte da Pastoral da Criança há 25 anos e veio para Curitiba para uma capacitação.

Com a participação dos mediadores do Museu, Dom Aldo Di Cillo Pagotto, presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança e arcebispo da Paraíba, abençoou a nova ala e desejou a continuidade do trabalho da Dra. Zilda. “Hoje, no aniversário da Dra. Zilda, nós a sentimos muito presente. Esse carisma que ela viveu, ela nos transmitiu”, declarou.

Dr. Nelson Arns Neumann, coordenador da Pastoral da Criança Internacional e filho da fundadora da entidade, contou o histórico da PCI e falou sobre a melhoria nas condições de vida no Brasil, mas destacou que, com o passar dos anos, outros desafios vieram – como a prevenção de diversas doenças crônicas que podem ter origem ainda na época de gestação e podem ser evitadas pelos cuidados nos primeiros mil dias de vida. E problemas que o país já superou, ainda são a realidade de muitos países. “Aproveito este momento de hoje para enaltecer a imensa solidariedade dos brasileiros”, afirmou, comentando sobre uma nova campanha que acontecerá em outubro e tem o objetivo de enviar recursos para Guiné-Bissau.

Dr. Nelson também fez um agradecimento especial à equipe do Museu da Vida, que planejou o novo espaço e se preocupa em partilhar e construir, diariamente, conhecimentos do passado e do presente com os visitantes. Lembrou ainda que a exposição de mais detalhes sobre a PCI era um pedido antigo da equipe envolvida com o trabalho em outros países e de visitantes que conheceram o Museu no final de semana da Celebração Dra. Zilda, em janeiro.

 

Além da inauguração, a data de nascimento da Dra. Zilda foi celebrada com uma celebração eucarística no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. Leia a versão completa da notícia no site da Pastoral da Criança.

 

Continuação das comemorações


Lembrando também que Dra. Zilda era coordenadora da Pastoral da Criança Internacional, o último domingo deste mês, no Museu da Vida, terá uma temática especial: folclore de diversos países. Os visitantes poderão visitar o Memorial Dra. Zilda e conhecer mais sobre sua vida e obra, conferir a nova ala de exposição e aproveitar atividades especiais dedicadas a toda a família.

“Vamos Brincar no Museu da Vida?” - Especial sobre folclore.
Data: 30 de agosto, das 14h às 17h .
Local: Museu da Vida - Rua Jacarezinho, 1691.
Entrada gratuita.