topo2

Banner 100x150 01 WEBInspirada na Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, lançada pela CNBB no dia 10 de fevereiro, a equipe do Museu da Vida montou uma nova mostra temática. A exposição “Casa Comum, Nossa Responsabilidade” está aberta à visitação desde o dia 4 de fevereiro.

Esta exposição é inspirada nas palavras do Papa Francisco: “São inseparáveis a preocupação pela natureza, a justiça para com os pobres, o empenhamento na sociedade e a paz interior” (Laudato SI, nº 10). São propostas ideias de como cada pessoa pode ajudar na preservação do meio ambiente, visualizada a situação do saneamento básico no Brasil - uma questão de saúde e qualidade de vida a todas as famílias - e a situação das crianças pobres no país e no mundo.

A falta de abastecimento de água potável e coleta de lixo está intimamente ligada à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir a dengue, chikungunya e o zika vírus. Por este motivo, a exposição mostra todo o ciclo de vida do mosquito e também como se prevenir para que ele não se reproduza.

Exemplo

Uma casa foi montada na Galeria da Vida, mostrando os erros e acertos que as pessoas cometem ao tentar combater o mosquito. A exposição traz ainda sapos - na fase de girinos - para que os visitantes, em especial as crianças, conheçam o ciclo de crescimento desse animal, que consome mosquitos adultos. Os girinos podem ser pegos pelo público e vistos em microscópio.

A exposição conta ainda com um criadouro de mosquitos (de outra espécie que não o Aedes Aegypti), dentro de recipientes fechados e isolados por um mosquiteiro impregnado do inseticida piretróide, recomendado para ser usado até na proteção de berços pela Organização Mundial de Saúde. Os visitantes podem transferir as larvas para aquários a fim de observar como pequenos peixes podem colaborar com a eliminação dos mosquitos.

Outra atração é o mapa que demonstra a situação do saneamento básico nos municípios brasileiros, que pode ser acessado pelo computador que fica na sala ou mesmo em outro local com internet, pelo sistema de informação da Pastoral da Criança. A partir de um cruzamento de dados do IBGE (Censo 2010), é possível selecionar uma cidade e visualizar a porcentagem de domicílios com rede geral de esgoto ou pluvial; fossa séptica; fossa rudimentar; vala; rio, lago ou mar; ou outro escoadouro – um retrato detalhado que permite ver quais são as regiões mais afetadas pela falta destes serviços. Por meio do sistema, também pode-se comparar com o número de crianças, gestantes e famílias acompanhadas pela Pastoral no local, tendo uma ideia da abrangência do problema. No Paraná, por exemplo, de um total de 399 municípios, 173 possuem uma rede geral de esgoto que atinge menos de 1% da população.

Mas a exposição não fica restrita à Galeria da Vida, espaço interno do Museu: o Bosque do Museu da Vida também é uma atração com seus 13.000m², tendo painéis expositivos sobre a involução da Mata Atlântica no Paraná e Curitiba. E a Rua do Brincar conta, agora, com um pequeno viveiro com um sapo adulto, mais um animal que se alimenta de mosquitos.

Saiba mais: OMS destaca métodos biológicos de controle do mosquito (Jornal da Band)

“Cada um de nós é responsável pela "Casa Comum". O Museu da Vida oferece uma grande oportunidade para os visitantes, não só de se sentirem em casa, acolhidos, no meio de um bonito bosque, com árvores nascidas há mais de três séculos, mas também de vivenciarem soluções práticas para evitar as doenças, como as transmitidas por mosquitos, para preservar o meio ambiente e se comprometer com a construção de uma sociedade justa e solidária”, afirma Dr. Nelson Arns Neumann, idealizador da exposição, coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança e coordenador da Pastoral da Criança Internacional.

Serviço

Exposição “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”
Visitações: A partir do dia 4 de fevereiro, todos os dias da semana
Horário: das 8h às 19h
Local: Museu da Vida – Rua Jacarezinho, 1691 - Mercês

Veja a reportagem da TV Evangelizar sobre a exposição:

{youtube}

{/youtube}