O Instituto Trata Brasil será um dos parceiros Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos de 2011. A parceria consiste no apoio à categoria especial “Direitos Humanos Intangíveis” que no próximo ano terá como tema: “Coleta e tratamento de esgotos: um direito violado”. O tema foi anunciado por Ivo Herzog na última segunda-feira, 25.10, durante a cerimônia de entrega do 32ª edição do Prêmio Vladimir Herzog e da 2ª Edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão.


Ivo Herzog divulgou a parceria com o Instituto Trata Brasil ressaltando a importância do tema para a sociedade: “A falta de coleta e tratamento de esgoto viola um direito básico de qualquer cidadão. Ao vermos os dados divulgados pelo Instituto Trata Brasil não tivemos dúvida de que este tema deveria ser incluído na categoria especial do Prêmio Vladimir Herzog. Não existe justificativa aceitável para que o Brasil tenha índices tão ruins de saneamento básico. Por isso acreditamos que o assunto deva ser tratado pela imprensa e cobrado pela sociedade.”

Para Édison Carlos, Presidente do Instituto Trata Brasil, “a escolha do tema para a categoria especial reforça a importância do trabalho que o Instituto vem realizando e a importância da imprensa como aliada para mobilizar a sociedade a cobrar a universalização destes serviços, que são essências para se garantir saúde e qualidade de vida a todos os brasileiros”.

Organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, Comitê Brasileiro de Anistia, Comissão de Direitos Humanos da OAB, Comissão de Justiça e Paz da Cúria Metropolitana/SP, Associação Brasileira de Imprensa, Federação Nacional dos Jornalistas e Instituto Vladimir Herzog, a premiação jornalística é considerada uma das mais importantes do país.

Édison Carlos assume a presidência do Instituto Trata Brasil

Édison Carlos, químico industrial de formação e há muitos anos atuando em áreas ligadas à Comunicação e Relações Institucionais nos setores químico e petroquímico, foi nomeado  novo presidente executivo do Instituto Trata Brasil.  Além de formado em Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz, o executivo é pós-graduado em Comunicação Estratégica já tendo atuado nas áreas de tratamento de águas e efluentes.  Atuou por quase 20 anos em várias posições no Grupo Solvay, sendo que nos últimos anos foi responsável pela área de Comunicação e Assuntos Corporativos da Solvay Indupa.

Instituto Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), iniciativa de responsabilidade socioambiental que visa à mobilização dos diversos segmentos da sociedade para garantir a universalização do saneamento no País.

Criado em julho de 2007, o Instituto Trata Brasil tem como proposta informar e sensibilizar a população sobre a importância e o direito de acesso à coleta e ao tratamento de esgoto e mobilizá-la a participar das decisões de planejamento em seu bairro e sua cidade; cobrar do poder público  recursos para a universalização do saneamento; apoiar ações de melhoria da gestão em saneamento nos âmbitos municipal, estadual e federal; estimular a elaboração de projetos de saneamento e oferecer aos municípios consultoria para o desenvolvimento desses projetos, e incentivar o acompanhamento da liberação e da aplicação de recursos para obras.

Hoje, o Instituto conta com o apoio das empresas e entidades Amanco, Braskem, Solvay Indupa, Tigre, CAB Ambiental, Foz do Brasil, Saint-Gobain, Acqua Manager, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pastoral da Criança, Agencia Nacional de Águas (ANA), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon), Fundação Nacional dos Urbanitários (FNU) e Instituto Brasil PNUMA. Visite o site www.tratabrasil.org.br.

Mais informações

Instituto Trata Brasil – Comunicação

Milena Serro (11) 3021-3143 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Home - Comunidades

Destaques - Banners