topo2

                                                                                                                                                                               

mapa

Sala expositiva com intuito de narrar experiencias profissionais da Dra. Zilda que lhe renderam conhecimentos, métodos e práticas para a construção e aprimoramento da Pastoral da Criança.

 

 

 No mapa temos a distribuição dos Postos de Saúde e Clubes de Mães da APMI Saza Lattes na cidade de Curitiba no ano de 1973, sob gestão de Dra Zilda. Nesta época a divisão estava disposta em vinte e dois postos de saúde, vinte e dois clubes de mães, um centro de treinamento e uma loja de açores. Estes clubes tinham como objetivo instruir as mães nas ações básicas de saúde como: os cuidados na gravidez, alimentação, higiene e vacinação.

É importante apontar que até a promulgação da Constituição Federal de 1988, a saúde pública no Brasil era um direito apenas daqueles que possuíam carteira assinada e contribuíam com a previdência social, de maneira que o restante da população dependia da caridade de instituições filantrópicas. A APMI Saza Lattes era uma destas instituições; em 1980, chegou a ser considerada a maior organização não estatal de promoção da assistência social latino-americana pela Organização dos Estados Americanos – OEA.

A Associação mantinha Postos de Saúde e Clubes de Mães. Os postos ampliavam o atendimento a mães e crianças, já que na época Curitiba possuía apenas três ambulatórios materno-infantis na rede oficial.