topo2

Saúde, educação, transporte público, esporte, segurança, lazer: todas essas áreas precisam de atenção e investimento. Os impostos são a principal fonte de recurso para atuação governamental nestes aspectos. Mas, mesmo com portais de transparência e informações sobre os orçamentos municipais, estaduais e federais, nem sempre é fácil para o cidadão compreender e visualizar como sua contribuição financeira está sendo empregada de fato. E, mais, se as prioridades da população são as mesmas dos políticos eleitos para representá-la.

10389545 1558750407744068 7020024506153921496 nVocê sabia que há uma maneira de escolher como parte do valor pago em seus impostos será usado? Se você faz a declaração do imposto de renda pelo modelo completo, até o dia 28 de dezembro, pode doar até 6% do valor total do seu IR a um projeto cultural aprovado pela Lei Rouanet (Lei nº 8.313, promulgada pelo governo federal em 1991). O processo é simples e pode fazer a diferença para a concretização de muitos projetos.

 

Escolha a Pastoral da Criança

Entre as opções, está o Museu da Vida, em Curitiba (PR) – um espaço de multiplicação de saberes sobre saúde, educação, nutrição e cidadania, baseado na experiência de mais 30 anos da Pastoral da Criança. Além de história e informação, o Museu traz opções de interação familiar e estimula o livre brincar em todos os seus ambientes, recebendo crianças de todas as idades.

Se você se interessa pelas causas da infância, é possível que já tenha ouvido falar sobre a Dra. Zilda Arns Neumann e o trabalho que ela desenvolveu à frente da Pastoral da Criança. Quem sabe até conheça de perto algum voluntário que faz essa missão continuar nas comunidades próximas de onde você mora. Hoje, são mais de 100 mil pessoas comprometidas com esta causa, em quase 4 mil municípios brasileiros. Além das equipes em outros 11 países. Todos unidos pelo mesmo esforço de levar vida plena a todas as crianças.

Saiba mais: Passo a passo para doar ao Museu da Vida

 

Faça um projeto sair do papel com uma contribuição em sua medida

Caso seu imposto seja declarado de maneira simples, outra opção é conversar com seus familiares, amigos e colegas de trabalho. Muita gente quer apoiar alguma causa, mas não possui disponibilidade de tempo para se envolver presencialmente, por exemplo. Uma doação de parte do imposto de renda (que já seria pago e que pode ser restituído posteriormente) pode ser um primeiro passo para conhecer melhor uma instituição e contribuir na medida de suas possibilidades. Quem sabe isso motive a acompanhar mais de perto os resultados obtidos. Resultados de sua participação e solidariedade.

 

As empresas tributadas com base no lucro real também podem destinar até 4% de seus impostos através de doações. Entre as vantagens, está a possibilidade de escolher um projeto e uma causa com a qual as pessoas se identifiquem. E contribuir com ações que trazem transformações positivas para o meio que nos cerca.

***Entre em contato pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou através do telefone (41) 2105-0246.