topo2

IPCNa última semana, cinco mediadores do Museu da Vida participaram de um curso chamado "Conhecendo a Pessoa com Deficiência Visual". A capacitação teve duração de duas tardes e aconteceu nos dias 10 e 11 de junho, no Instituto Paranaense dos Cegos, em Curitiba (PR). Cerca de 20 profissionais de espaços culturais da cidade estavam presentes.

 

Essa é uma iniciativa do projeto Ver com as Mãos (VCM), em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Fundação Cultural de Curitiba. “Esse momento de troca faz parte de uma das etapas da inclusão do público com deficiência visual nos espaços culturais. Esperamos que a semente tenha sido plantada e que cada pessoa que participou da capacitação leve para seus espaços a certeza de que podemos tornar a arte e cultura acessível pra todos”, dizia a postagem sobre o curso na página do projeto no Facebook.

 

O curso foi ministrado por Diele Pedrozo, coordenadora do projeto VCM, e por Manoel Negraes, da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência, com a colaboração de alguns alunos.

 

IPC2“Fazer parte do curso foi ótimo para nossa reflexão enquanto integrantes de um Museu que acolhe a todos e incentiva a interação. Agora poderemos compartilhar o que aprendemos com os demais integrantes do programa educativo e com os visitantes”, conta a museóloga Ariane Azambuja. De acordo com a museóloga, os alunos do Instituto Paranaense dos Cegos ficaram animados para agendar visita ao Museu da Vida, em breve.