topo2

cardeal holanda 2

O Museu da Vida recebeu, na tarde deste sábado (21 de março), a visita de Dom Willen Jacobus Eijk, arcebispo de Utrecht (Holanda) que foi nomeado cardeal em janeiro de 2012, pelo Papa Bento XVI. Ele foi recebido pela Irmã Vera Lúcia Altoé, coordenadora nacional da Pastoral da Criança, e por Fernando Souza, coordenador do Museu.

Durante a visita, Dom Willen pôde conhecer como Dra. Zilda lançou em Florestópolis, no norte do Paraná, o projeto piloto de redução da mortalidade infantil com informação e medidas simples, replicáveis nas comunidades – ação que deu origem à Pastoral da Criança, que hoje atua em quase 4000 municípios brasileiros e outros 17 países. Em inglês, ele deixou a seguinte mensagem no painel de uma das exposições: “Muito obrigado, Deus abençoe esse excelente trabalho pelas crianças”.

 

O cardeal é formado em Medicina pela Universidade de Amsterdã e, desde 1979, acrescentou à sua formação religiosa o estudo da bioética médica. Na visita, ele estava acompanhado do padre Aníbal Gil Lopes, que também é médico (fisiologista) e de Paulo de Tarso Ramos Ribeiro (advogado e ex-ministro da Justiça). Os três vieram à Curitiba (PR) para participar do Seminário da Comissão de Bioética da CNBB e da Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologias e Humanidades da PUCPR – evento organizado conjuntamente por vários setores da Igreja e da sociedade.