topo2

dia indioVocê sabia que em 1500, existiam mais de mil e quatrocentos povos, isto é, entre 3 e 5 milhões de índios, habitantes das comunidades indígenas, no Brasil?

Cada comunidade indígena possuía diferentes características, como: a língua falada, práticas culturais, valores sociais, crenças, ritos e muito mais. Que deram origem aos hábitos, costumes, ingredientes que usamos na alimentação, crenças e expressões que utilizamos nos dias de hoje, essa é a nossa herança cultural direta.

Por isso, é essencial aprendermos e relembrarmos a verdadeira história do povo brasileiro, assim como a resistência dos povos indígenas através dos séculos. Afinal, é conhecendo a história, que podemos inserir na sociedade moderna, os valores que perpassavam as diferentes tribos: solidariedade, justiça, preservação e partilha.

Com esse objetivo o Museu da Vida preparou um evento para lá de especial, em homenagem àqueles que nos possibilitaram ter uma cultura tão rica, os índios!

No dia 29/04 (domingo), crianças e adultos de todas as idades participaram da oficina de confecção de cocar e também, um espaço especial destinado a curiosidades sobre a culinária, brincadeiras, brinquedos, lendas, cantiga e muito mais. “O cocar é um símbolo de nobreza entre várias tribos indígenas, longe de ser um mero adorno, eles têm significados especiais para cada comunidade. Por meio da oficina e do cantinho de curiosidades, todos tiveram a oportunidade de construir relações de aproximação e conhecer mais dessa cultura tão rica”, comenta a Luana Ribeiro, pedagoga responsável pela atividade no dia. Isso mesmo Luana, vamos juntos aprender brincando!

No dia, os 415 visitantes também puderam conhecer as exposições do Museu da Vida e aproveitar para se divertirem juntos na Rua do Brincar e na Trilha do Bosquee fazer um piquenique em meio a natureza.

Confira a galeria de fotos desse dia tão especial!