topo2

foto bolhaA partir das 14h do próximo domingo (25 de janeiro), a equipe do Museu da Vida estará a postos para promover uma tarde diferente nas dependências da instituição. Serão organizados espaços especiais para brincadeiras na Rua do Brincar e na Trilha do Bosque, com o objetivo de proporcionar momentos de diversão para pais e filhos.

Os visitantes terão a oportunidade de explorar a área externa do Museu, aproveitando as brincadeiras propostas pelos mediadores, e também poderão trazer bicicleta, seus próprios brinquedos e sugestões de brincadeiras para compartilhar com os demais participantes.

Algumas das brincadeiras que serão propostas:

  • Tiro ao alvo com esponja;
  • Corrida de lona na grama;
  • Bolhas gigantes de sabão;
  • Teia de aranha pegajosa;
  • Pipas de papel.

Além de participar das brincadeiras, os visitantes poderão visitar as exposições internas do Museu, que também foram elaboradas para crianças e adultos curtirem juntos.

Diversão em família

O Museu da Vida deseja que pais e filhos brinquem juntos. Por isso, a equipe sugere que as famílias venham com roupas confortáveis, apropriadas para brincar e que possam sem sujadas.

O público-alvo desta ação são as famílias com crianças a partir de 2 anos de idade. Mas quem quiser participar, está convidado a entrar na brincadeira.

Benefícios do hábito de brincar

Além de ser uma necessidade para o desenvolvimento infantil, brincar é um direito assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
"A criança brinca por necessidade e ao brincar aprimora seus sentidos, como visão, audição, tato e seus movimentos; vai conhecendo como são e para que servem os objetos e brinquedos; desenvolve sua linguagem e seu pensamento; aprende e compreende as atividades, os costumes dos adultos, as relações entre as pessoas. A saúde da criança também se beneficia com brincadeiras no sol, ao ar livre, nas quais ela possa se movimentar bem: seus ossos e músculos ficam mais fortes; diminui o risco de que tenham sobrepeso e obesidade; fica com mais apetite e também dorme melhor" (Livro "Brinquedos e Brincadeiras na comunidade", pág. 15).