topo2

DSC05860

Camiseta doada ao Museu da Vida no ano de 2015 por Fernando Botto, após uma visita ao museu. Quando conheceu a instituição, o visitante viu num painel sobre a Pastoral em outros países (na exposição Pastoral em Ação) uma imagem familiar: em 13 de março de 2010, em Luanda (capital de Angola), ele havia participado de uma missa em homenagem póstuma a Dra. Zilda, e era uma fotografia dessa missa que apareceria ali. Na celebração, os participantes usaram uma camiseta com uma foto de Dra. Zilda com uma menina no colo, e esta criança, chamada Clara, tinha uma história bem particular e conhecida por Fernando, pois os dois chegaram a conviver. 

Clara foi levada por crianças de rua para as Irmãs Joceli e Izabel, quando tinha apenas dois meses de vida e pesava um quilo e meio. Ela ficou hospitalizada por um período e a mãe a visitou algumas vezes, mas sem a intenção de tê-la sob seus cuidados maternos novamente. Em seguida, Clara foi adotada por um casal de médicos italianos que prestavam serviços voluntários em Angola. "Esta menina é o exemplo das vidas que a Pastoral da Criança conseguiu salvar”, relata Fernando.
As histórias em torno da camiseta motivaram Fernando a guardá-la e, em 2015, a doá-la ao Museu da Vida. Leia mais detalhes sobre essa história no Blog de Fernando Botto, acessando: <http://www.alhocebola.blogspot.com.br/2015/04/tia-zilda-ainda-vive.html>.
 
 
 

Para mais informações acesse nosso código de acervo clique aqui.

Conte uma história sobre este link clicando aqui.

 

0000016f