topo2

dra zilda e PPI
Dra. Zilda Arns e membros da Pastoral da Pessoa Idosa

Os idosos somam 23,5 milhões de brasileiros, mais de 11% da população, segundos os dados do censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Mas, o que esses dados representam?

 

O aumento na expectativa de vida de uma população, é uma das maiores conquistas de uma nação, uma vez que reflete a melhoria na qualidade de vida. Hoje, esse valor ultrapassa os 73 anos e significa, que o povo brasileiro está envelhecendo e vivendo por mais tempo, graças ao progresso das ciências médicas para a saúde, vacinas e remédios, do saneamento básico, do acesso a água tratada e esgoto, entre outros.

Com o objetivo de promover e valorizar essa parcela da população, a Pastoral da Pessoa Idosa foi fundada em novembro de 2004. Mas, esse projeto começou bem antes, em 1993, com o encontro da Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança e o Dr. João Batista, médico geriátrico e na época, presidente da SBGG – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Secção Paraná.

A Pastoral da Pessoa Idosa visa promover oportunidades, melhorar a qualidade de vida e garantir o respeito aos direitos dos idosos. Para isso, formou uma rede comunitária de líderes voluntários, que multiplicam o saber e a solidariedade fraterna, proporcionando dignidade, esperança e vida plena aos idosos.

Suas ações são realizadas de forma ecumênica e inter-religiosa, a fim de que a vida, dignidade e esperança cheguem a todas as pessoas, sem distinções de sexo, etnia, cultura ou credo religioso.

Em seu trabalho, os voluntários realizam visitas e acompanham os idosos, em especial aqueles em condição de fragilidade, situação de pobreza e abandono. Acompanhar os idosos, expressa estar continuamente ligado a situação deles e também, manifestar interesse e preocupação pela condição em que vivem.

O Museu da Vida, apresenta na exposição permanente Memorial Dra. Zilda e nas Ações e Campanhas da Pastoral da Criança, a história da Pastoral da Pessoa Idosa, desde sua fundação pela médica pediatra e sanitarista, Dra. Zilda Arns. Encontram-se em exibição o Guia do Líder e o Caderno do Líder da Pastoral da Pessoa Idosa, ferramenta de trabalho dos voluntários.

“No Museu da Vida, os visitantes além de conhecerem sobre a Pastoral da Criança, conhecem também sobre outro projeto da Dra. Zilda, a Pastoral da Pessoa Idosa e aprendem sobre os cuidados com os idosos, a busca pela melhoria na qualidade de vida deles e a importância de promovermos seu desenvolvimento físico, mental, social, espiritual, cognitivo e cultural”, afirma Erica Santos, participante da equipe do Museu da Vida.

A importância da participação dos idosos em atividades culturais e no convívio com os familiares, é também revelada no "Vamos Brincar no Museu da Vida?", evento gratuito realizado pelo Museu da Vida no último domingo de cada mês. Em julho, a temática são os avós, promovendo a troca de saberes entre as gerações e celebrando o Dia dos Avós.

Em homenagem ao Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro, o Museu da Vida, parabeniza os idosos pelos aprendizados que nos proporcionam, as histórias que nos contam, a sabedoria que compartilham e o encanto pela vida que demonstram. Parabéns!