topo2

Captura de Tela 0028 10 27 as 17.51.55
 Dr. Halim Girade e Dr. Nelson Neumann

O Subsecretário de Saúde do Estado de Goiás, Dr. Halim Antonio Girade, em viagem à Curitiba (PR), visitou o Museu da Vida e a sede da coordenação nacional da Pastoral da Criança. 

 Halim Girade foi quem implantou o programa de Agentes Comunitários de Saúde em nível nacional – projeto apoiado pela médica pediatra e sanitarista, Dra. Zilda Arns Neumann, que formou capacitadores do Ministério da Saúde e cedeu 30 mil exemplares do Guia do Líder da Pastoral da Criança em 1991, para que os agentes fossem habilitados e levassem vida plena a todas as crianças e gestantes.
Enquanto Oficial da Saúde do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Dr. Girade reforçou a parceria entre as organizações e, na mesma época, propôs e colaborou para que o conceito de Casa Aberta, também denominado como sala de situação, pudesse ser implementado na Pastoral da Criança.
 
Em homenagem à fundadora da Pastoral da Criança, Halim criou e nomeou a sala de situação da Secretária de Saúde do Estado de Goiás como sala Dra. Zilda. O espaço conta com acompanhamento on-line, que permite consultar o prontuário de atendimento das gestantes e, por meio de geoprocessamento, visualizar a partir de um mapa, onde elas moram. “O nosso objetivo sempre foi um só: dar qualidade de vida as pessoas. Vida em abundância, como falava a Dra. Zilda”, lembra o subsecretário.
 

Sobre sua visita, Halim diz: “Vir à Pastoral da Criança é um momento muito especial para mim, pois a Pastoral faz parte da minha vida há décadas. E esse contato com a Dra. Zilda e com o Dr. Nelson sempre foi extremamente produtivo e muito importante para as crianças. Esse trabalho, que salvou milhares de vidas no Brasil e no mundo, me inspira e me ajudou inclusive, a criar o Saúde da Família e os Agentes Comunitários de Saúde”. E complementou: “Eu espero que o governo brasileiro, as empresas e a população entendam a importância da Pastoral. Seus objetivos em relação às crianças e as comunidades vão se modificando com o passar do tempo. Hoje, os desafios são outros, mas o objetivo maior, de desenvolvimento e de qualidade de vida, permanece e esse é o espírito da Dra. Zilda”.

 “O Museu da Vida me impressionou muito, fiquei muito feliz em saber que a memória da Dra. Zilda vai ajudar a inspirar outras pessoas a valorizar as crianças e as gestantes. Eu saio muito satisfeito e muito gratificado. Hoje foi um dia que vai valer muitos anos daqui para frente”, relatou o Dr. Girade.
 

Ainda este ano, ele trará sua equipe para Curitiba, para que a Pastoral da Criança e a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás possam potencializar o uso das ferramentas de informática e acompanhamento da sala Dra. Zilda, com o propósito de levar vida em abundância a todos.